4 coisas que você deve saber sobre a famosa gordura visceral


4 coisas que você deve saber sobre a famosa gordura visceral:

Chamamos de gordura visceral a gordura que se acumula nas camadas profundas do abdômen e envolvendo os órgãos internos (coração, fígado, estômago, rins, intestinos, pâncreas).

Sendo assim, todo mundo tem gordura visceral e ela tem sua importância para a proteção de alguns órgãos. O problema é quando o nível de depósito dessa gordura ultrapassa os limites do que se considera saudável.

O perigo do acúmulo de gordura abdominal está na sua associação direta com aumento de riscos cardiovasculares (como a hipertensão) e maiores chances de desenvolver diabetes e dislipidemia (aumento de colesterol e triglicerídeos e/ou diminuição do HDL). Além disso, o excesso dessa gordura provoca desarranjos metabólicos, hormonais e inflamatórios relevantes à saúde.

A melhor forma de medir o emagrecimento saudável é acompanhando as circunferências abdominais. Se a calça começa a ficar mais larga na cintura, sinal de que você está no caminho certo! Esse parâmetro, aliás, é bem melhor do que apenas se basear pelo peso na balança.

Você já sabia disso?