5 dicas para ter uma vida mais saudável em 2022

2022: novo ano é ótima oportunidade para reavaliar o estilo de vida e eliminar a prática de maus hábitos para a saúde.


Inícios de ano são boas oportunidades para se rever o estilo de vida e a prática de maus hábitos para a saúde. É como se a vida zerasse o cronômetro e fosse possível adotar novas posturas. Há uma enorme quantidade de pesquisas que concluem que toda e qualquer revisão de hábitos pouco saudáveis traz alguma forma de benefício para a saúde. Nunca é tarde. Portanto, que tal reavaliar sua programação mental e considerar novas formas de viver? Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar nessa caminhada.

1 – Tenha uma alimentação saudável:


Começo de um novo ano é uma ótima ocasião para criar uma nova consciência sobre o quê e o quanto você se alimenta. Na hora de montar seu prato, tente dividi-lo em quatro partes. Metade deve ser preenchido com vegetais – crus ou cozidos. A outra metade deve ser dividida entre carboidrato (arroz, batata, mandioca, massas etc) e proteínas vegetal ou animal (ovo, peixe, frango, lentilha, soja, ervilha, feijão, soja, grão-de-bico). Também é muito importante consumir frutas e castanhas. A ingestão de carne vermelha, embutidos e gorduras deve ser bastante controlada, bem como o consumo de sal e açúcar. E se ficar com preguiça de cozinhar, não recorra aos lanches cheios de gorduras saturadas! Há muitos aplicativos que entregam pratos saudáveis de dezenas de restaurantes.

2 – Pratique exercícios:


O novo ano chega junto com uma nova estação. O calor do verão é um convite para aproveitar o melhor da nossa cidade. Aproveite os dias ensolarados para uma caminhada na orla, na Lagoa ou em parques da cidade. Evitar o sedentarismo ajuda no combate à depressão, na manutenção de peso, na melhora do humor, da libido, da disposição física e da imunidade, tão importante em um momento de pandemia. A prática de 30 minutos de uma atividade é o suficiente para trazer enormes benefícios à saúde.

3 – Faça atividades prazerosas:


A pandemia nos provou que tempo é muito precioso. Portanto, valorize o seu. Há uma infinidade de séries, filmes, shows, lives e livros à sua espera. Pratique hobbies que deem prazer, como cozinhar ou tocar um instrumento. O homem é um ser social, não nascemos para ficarmos isolados. Mantenha contato frequente com a família e amigos.

4 – Tenha uma boa noite de sono:


Noites mal dormidas acarretam consequências danosas, como queda na produtividade, comprometimento do desempenho intelectual, intensificam o mau humor e aumentam os atritos interpessoais. Uma boa noite de sono é responsável por repor as energias e representa um dos segredos da longevidade. Para isso, em 2022 dê uma atenção especial ao seu local de repouso: o quarto deve ser escuro e silencioso. Faça um pacto consigo mesmo de acessar menos o celular na cama antes de dormir.

5 – Faça check-up:


Não deixe de fazer seus exames semestrais ou anuais. Eles são a possibilidade de detectar e prevenir doenças, além de servirem como bússola para um estilo de vida mais saudável e, assim, se sentir mais estimulado. Valorize sua saúde e dê a atenção que ela requerer.

Saúde é prevenção! Feliz 2022!