5 sinais de que a prática esportiva deixou de ser saudável e passou a ser obsessão

Malhar sete dias por semana, fixação em ter o corpo perfeito e ficar o dia inteiro na academia. Veja se você está em paz com os exercícios físicos ou se os transformou em mania.

Exercícios físicos são extremamente saudáveis para a saúde do corpo e da mente. Por isso, devem ser feitos com regularidade e sempre de acordo com o peso, idade e condição física da pessoa.


Vai a academia sete dias por semana

Você sempre vai na academia de segunda a sexta-feira e, de uns tempos para cá, passou a ir também aos sábados e domingos? Isso pode ser sinal de um desvio nos objetivos saudáveis da prática esportiva. Lembre-se de que o seu corpo precisa de um período de descanso para recuperar. Pegar pesado na academia até nos fins de semana pode ser prejudicial.


Tem fixação pelo “corpo perfeito a qualquer custo”

Uma das sensações do momento é o Crossfit, que se tornou uma verdadeira mania nas grandes cidades. Algumas das pessoas que está em busca do "corpo perfeito a qualquer custo" acreditam que essa prática deve ser feita até a exaustão, o que não é recomendado pelos médicos. Nenhuma atividade física deve se tornar uma mania mais forte do que você, por mais prazerosa que seja.


Faz dietas mirabolantes da internet

Você malha pesado praticamente todos os dias e agora quer apelar para as dietas mirabolantes da internet que prometem fazer emagrecer em poucos dias? Cuidado que isso pode ser sinal de pura obsessão. A prática esportiva precisa trazer bem estar e não o contrário. Se quiser uma dieta bacana para o seu dia a dia, consulte um nutricionista.

Passa o dia inteiro na academia

Se você tinha o costume de malhar até duas horas todos os dias na academia, mas ultimamente tem ficado o dia inteiro malhando sem nem parar para almoçar, ligue um alerta! Este exagero com a prática esportiva está bem longe de ser saudável e pode causar problemas de saúde e diversas lesões. Você não é uma máquina e merece um descanso!


Fica estressado quando não atinge os resultados

A maioria das pessoas que pratica esportes estipula metas de desempenho, seja para perder peso, ganhar massa muscular ou ter mais resistência física. Se você fica estressado com todos ao seu redor quando não consegue atingir os resultados na academia, cuidado! Lembre-se de que ninguém tem culpa disso e que você é humano!

Desta forma, fique atento para estes sinais e não deixe a obsessão fazer parte da sua vida. Afinal, bem-estar e qualidade de vida não combinam com ela.