7 dicas para dormir melhor após um dia estressante no trabalho

Quer ganhar algumas horas a mais de sono? Então se liga nessas dicas para garantir uma boa noite de descanso.

As tarefas no trabalho, muitas vezes, nos levam a um estado de exaustão. Descansar corretamente após um dia cansativo é ideal e necessário para o nosso bem-estar físico e mental. 


Quando isso não acontece, o cansaço pode afetar de forma perigosa a nossa saúde e causar problemas, como alterações de humor, déficit de raciocínio, queda na imunidade e problemas no coração.


Por isso, pensando na qualidade do seu descanso, nós preparamos algumas sugestões para que você tenha uma noite de sono proveitosa e relaxante. Anote as dicas:


1) Desconecte-se

Deixe o celular em modo avião e desative as notificações de e-mails e redes sociais. É hora de relaxar! Além disso, pesquisas mostram que a luz da tela de celulares e notebooks pode diminuir a produção de melatonina, um dos hormônios do sono que traz diversos benefícios à saúde.


2) Tome um banho quente

Segundo Joyce Walsleben, Ph.D. e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, tomar um banho de água quente antes de dormir reequilibra a temperatura corporal e facilita o relaxamento.


3) Evite a cafeína e consuma alimentos de fácil digestão

O café, assim como alimentos calóricos e gordurosos, pode causar ansiedade, agitação e, consequentemente, insônia. Dê preferência por chás, leite, proteína magra ou frutas antes de dormir.


4) Diminua a luminosidade do ambiente

Um ambiente escuro ou com pouca luz é mais aconchegante e facilita o desaceleramento do corpo.


5) Use roupas confortáveis

Usar pijamas ou camisolas é uma forma de dizer ao seu corpo que é hora de dormir, no entanto, isso não terá efeito se a roupa for desconfortável e incomodar a noite toda. Roupas leves e confortáveis ajudam na sensação de bem-estar e relaxamento corporal.


6) Faça exercícios de respiração

Ao se deitar, dedique alguns minutos a realizar uma respiração profunda: inspire pelo nariz e solte o ar pela boca de forma lenta. Sinta sua respiração e seus batimentos cardíacos desacelerando. Essa é uma técnica para acalmar a mente e preparar o corpo para o sono.


7) Use meias

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) afirma que aquecer os pés dilata os vasos sanguíneos dos membros e faz o calor se distribuir por todo o corpo, preparando-o para o sono.