B12, a vitamina que previne a ansiedade, anemia e a depressão


Finalidade

A vitamina B12 regula diversos processos para manter o controle metabólico. Ela faz parte das vitaminas do complexo B e é muito importante para o sistema nervoso, que atua protegendo as estruturas que mantém o funcionamento adequado dos neurônios.

Outro fator importante é no sistema sanguíneo e cardiovascular: a B12 participa da formação das hemácias e células vermelhas, que realizam o transporte de oxigênio.


Benefícios

É uma vitamina que atua na prevenção e recuperação do DNA; combate a anemia megaloblástica; diminui o risco de depressão; contribui para a manutenção do sistema nervoso central; e, também, melhora o funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular.


Consequências da ausência da B12

A deficiência de vitamina B12 leva à fadiga, mau-humor, anemia, danos nos nervos, confusão mental, entre outros sintomas. A carência dessa substância pode ter diferentes origens, por exemplo, um crescimento excessivo de bactérias intestinais, que competem pela vitamina B12, e uma dieta exclusivamente vegetariana.


Alimentos

Os alimentos ricos em vitamina B12 são, geralmente, de fontes animais, como salmão, mexilhão, fígado, leite e atum, entre outros. Para os vegetarianos, a levedura nutricional é uma forma de adquirir a vitamina.


Suplementação

A suplementação de vitamina B 12 deve ser indicada após avaliação de um especialista. Ela pode ser injetável, em gotas ou comprimidos, a depender da avaliação. A suplementação promove a manutenção do sistema nervoso, prevenção de anemia megaloblástica e manutenção e integridade das células vermelhas do sangue, proporcionando qualidade de vida por meio da prevenção.


Quantidade recomendada

A recomendação diária de B12 para um adulto é de 2,4 mcg, quantidade que pode variar no caso de necessidade de suplementação. A vitamina B12 pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, farmácias e pela internet, sem necessidade de receita. Porém, como mencionado antes, é ideal consultar um especialista antes de se automedicar.


Precauções

O tratamento com vitamina B12 nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico. Os horários, as doses e a duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.



Referências Fonte: Blog Nutry e Bayer Farmacêutica