Como Conciliar as Dietas Low Carb e Cetogênica para Vegetarianos e Veganos

Sim. Existem pontos de intersecção entre esses dois modelos de dieta aparentemente divergentes.

A estratégia Low Carb também pode funcionar para quem quer abolir o consumo de carne porque uma dieta Low Carb, mesmo que cetogênica, requer apenas um consumo moderado de proteínas, que podem ser obtidas com sucesso numa dieta vegetariana ou até mesmo vegana.


Existem vários motivos e situações que geram uma busca por uma dieta de baixo carboidrato e também vegetariana ou vegana.


Muitas pessoas migram para o vegetarismo ou veganismo sem orientação de profissionais de saúde e acabam aumentando o consumo de carboidratos, muitos dos quais ultraprocessados e com excesso de calorias vazias, sem valor nutricional. Outros, aumentam o consumo de “carboidratos do bem”, mas em virtude de vários outros fatores, como tendência genética e sedentarismo, acabam ganhando peso e aumentando a chance de desenvolver resistência à Insulina e Diabetes Tipo 2. É nesse contexto que uma estratégia Low Carb pode ajudar vegetarianos e veganos.


Alguns benefícios das Dietas Low Carb e Cetogênica:

Recentemente a ADA, Associação Americana de Diabetes, baseada em inúmeros estudos clínicos, reconheceu em suas Diretrizes que a Dieta Low Carb é a melhor estratégia nutricional para o tratamento de pacientes com Diabetes Tipo 2 e Pré-Diabetes, com melhores resultados no controle da glicemia, na redução de triglicérides, no aumento do HDL (bom colesterol) e no controle da pressão, e na redução de medicamentos hipoglicemiantes orais, que muitas vezes geram ganho de peso.

Já, a Dieta Cetogênica, que é uma dieta Low Carb mais intensiva, com consumo máximo de carboidratos de 20 a 30 gramas por dia, traz outros benefícios adicionais aos pacientes com Obesidade e Diabetes tipo2, como a redução da fome, dos episódios de cravings, que são aos episódios de “fissura” por doces e massas, e redução das partículas de LDL aterogênicas pequenas e densas.


A nossa equipe da Clínica Clee , pratica a Saúde Personalizada, que leva em conta as evidências científicas alinhadas aos valores individuais.

Se você é vegetariana (o) ou vegana (o) e tem Diabetes Tipo2, está acima do peso, com gordura no fígado, com triglicérides altos e HDL baixo, por exemplo, você também pode se beneficiar das estratégias Low Carb e Cetogênica, com acompanhamento médico e nutricional intensivo.

Quer saber mais, entre em contato conosco! Temos uma equipe multidisciplinar para cuidar de você.


Fone: 81 - 3877-1243 / 81 - 98258-4727 (Whatsapp)



.