Importância da água: quais os segredos do precioso líquido para sua saúde

Veja 5 benefícios que a água proporciona para o seu organismo


Em um mundo com tanto desperdício de elementos de sobrevivência, a água é uma das riquezas menos valorizadas. O líquido é necessário para a subsistência populacional, e faz parte da nossa construção física desde o nascimento. Nos primeiros minutos de vida, 80% do nosso corpo é constituído por água e no cérebro a proporção pode chegar a 90%. Na fase do envelhecimento, existe um processo de secagem do organismo porque ao morrermos só 40% do corpo é água. 


Ficamos preocupados com a saúde dos nossos leitores. Pensando nisso, apresentamos uma série de benefícios que a água pode trazer para você.


Qual a quantidade de água perdida antes de chegar ao consumidor?


Antes de exibirmos as vantagens da água, conheça alguns dados alarmantes. O volume perdido no sistema de abastecimento cresce no Brasil e ultrapassa os 6,5 bilhões de metros cúbicos por ano, segundo o Instituto Trata Brasil e a consultoria GO Associados.


A quantidade de água equivale a quase sete vezes a capacidade útil do Sistema Cantareira, principal manancial que abastece a Grande São Paulo. Isso significa 38,3% da água tratada desperdiçada antes de chegar aos destinatários finais.


De forma geral, o líquido sofre um sério descrédito diante dos órgãos públicos, o que acaba refletindo na cultura do país. Infelizmente, muitas pessoas não sabem o quão a água é rica. 


Quais são os benefícios da água?


Ajuda na hidratação e limpeza do organismo


A água tem a principal função de hidratar o organismo. É comum lembrarmos de tomar água nos dias mais quentes para o corpo não ressecar, por isso, a bebida deve ser ingerida frequentemente em boa quantidade.


Cada adulto deve ingerir uma quantidade de água proporcional ao seu peso, na razão de 30 ml por kg. Um adulto de 80 Kg, por exemplo, deve consumir 2,4 litros por dia para manter todas as funções do corpo funcionando de forma correta e não ficar desidratado. Esse consumo pode aumentar no verão, já que nesse período transpiramos mais.


Melhora o raciocínio e desenvolve o bom humor


Os neurônios precisam de água para transmitir os impulsos elétricos, caso não, o processo será prejudicado. Por isso, com a ingestão de água, o raciocínio melhora na execução das atividades diárias, consequentemente, fortalece o humor.


Consolida o funcionamento dos rins


A função dos rins é filtrar os líquidos do organismo, o que deixa o funcionamento do sistema intestinal e digestivo com melhor fluidez. Além disso, o consumo de água minimiza os temidos cálculos renais.


Regulariza o intestino


Aquela dificuldade para evacuar pode estar ligada à desidratação. Com o uso ideal de água, o intestino funciona normalmente, também auxiliando a estimular os movimentos peristálticos. 


Equilibra a pressão arterial 


A queda da pressão arterial acontece porque o sangue fica mais viscoso, justamente em razão da falta de água no corpo. Dessa forma, o sangue se movimenta com dificuldade, o que significa a falta de irrigação correta em alguns órgãos. 


Beba água!


Como foi possível perceber, a água mantém a saúde do organismo. Portanto, procure se manter hidratado todos os dias e atente-se aos sinais que o corpo pede para não levar à desidratação.