Já ouviu falar da Coenzima Q10? Veja o que é e como funciona.

A Coenzima Q10 ou Ubiquinona é uma substância naturalmente produzida em nosso organismo e armazenada nas mitocôndrias das células, sendo fundamental no metabolismo energético.


Também participando nos processos de produção de ATP’s (moléculas que armazenam e liberam energia) e ainda é um antioxidante fundamental à integridade das células presentes em nosso corpo, protegendo-as dos danos oxidativos. Ainda nesse contexto, a CoQ10 por ser antioxidante, diminui a peroxidação da partícula LDL (mau colesterol), conferindo benefícios à saúde cardiovascular.


Quais os benefícios da ingestão do CO Q10?

A Coenzima Q10 é um nutriente que possui vários benefícios ao nosso organismo. Dentre eles:


Aumenta a produção de energia, melhorando a fadiga e aumentando a disposição para o dia a dia; Aumenta a força muscular e a tolerância de idosos e sedentários à atividade física; Pode auxiliar na melhora da performance de atletas;Possui ação antioxidante, atuando na proteção do coração; Reduz os efeitos causados pelo excesso de radicais livres, minimizando o envelhecimento celular precoce, inflamações no organismo e o surgimento de doenças crônicas; Auxilia na regeneração da Vitamina E e Vitamina C oxidadas, prevenindo o envelhecimento precoce; Reduz a peroxidação de gorduras, impedindo a destruição de sua estrutura e com isso contribui para a prevenção de aterosclerose (acúmulo de placas de gordura) Importante para a saúde do coração.


Existe alguma relação entre Coenzima Q10 e SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)?


Há uma relação da SOP com resistência à insulina e outras alterações no metabolismo glicídico, dislipidemias (taxas de gordura alta) e aumento da inflamação sistêmica, que influencia, diretamente, na gravidade do quadro. Dessa forma, um grupo de pesquisadores avaliou a ação da suplementação de Coenzima Q10 em mulheres diagnosticadas com SOP, que havia riscos de desenvolvimento de alterações metabólicas.


Após 12 semanas de suplementação de 100 mg de Coenzima Q10, os autores verificaram aumento da sensibilidade à insulina e redução nos níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol). Assim, a suplementação de Co Q10 pode ser uma estratégia nutricional que irá complementar outras condutas utilizadas para a Síndrome Metabólica e SOP, promovendo mais saúde e qualidade de vida às mulheres que apresentam estes distúrbios.


Sugestão para tomar junto e potencializar os resultados.


Co Q10 + Complexo B: Auxiliam no fornecimento de energia, minimizando a fadiga muscular. Importante para os praticantes de atividade física. Co Q10 + Vitamina E: Juntos auxiliam no combate aos radicais livres, prevenção do surgimento de doenças crônicas e melhora da função cardíaca.