Obesidade: O que é, sintomas e tratamento

Obesidade, como identificar e como se tratar. Como ter um melhor qualidade de vida.


Instituída no Brasil e reconhecida pelo governo federal em 1999, na época com o nome, dia nacional de combate a obesidade. Tornou-se oficial. Segundo consta na Lei nº 11.721, de 2008, o dia 11 de outubro como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.


Esta data tem como o principal objetivo alertar a população sobre a probabilidade de pessoas obesas desenvolverem diversos problemas de saúde. Diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer são algumas dessas.


O que é Obesidade

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.


Segundo pesquisa 2019 do ministério da saúde, estima-se que entre 2006 e 2018, a taxa de obesidade no país chega 19,8%, tendo como maior alvo os jovens.

Para diagnosticar o nível de gordura em um adulto, é utilizado um parâmetro, conhecido como IMC (índice de massa corporal). O cálculo é um padrão utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado, que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9.. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.


O excesso de peso pode estar ligado ao herança genética da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas, neste casos é importante procurar um especialista.


Prevenção

Criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, educar e estimular as crianças para o consumo de alimentos saudáveis. Evitar alimentos processados e com alto teor de gorduras e açúcares é uma das forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.


5 dicas para prevenir a obesidade e problemas futuros

Pensando nisso, separamos 5 dicas básica, porém de muita importância que ajudará na prevenção da obesidade.

  1. Tenha uma vida ativa, pratique exercícios físicos regularmente.

  2. Mude os hábitos alimentares, procure evitar alimentos ricos em gorduras, açúcar e comidas processadas (fastfoods).

  3. Controle o peso.

  4. Coma apenas quando sentir fome.

  5. Faça acompanhamento médico.