Por que você deve ficar atento à sua saúde mental

Cuidar do seu equilíbrio é a chave para uma vida longa e feliz. Preste atenção em seus sinais


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é bem mais abrangente do que simplesmente a ausência de doenças, ou seja, é um bem-estar físico, mental e social. Por isso, merece a devida atenção em todos esses segmentos. 


O cérebro precisa de cuidados


Pode até não parecer, mas o nosso cérebro também precisa de cuidados especiais. Por isso, alguns fatores podem prejudicá-lo bastante: ansiedade, stress, sono inadequado, pessimismo, alimentação deficiente, dentre outros. Para se ter uma boa saúde mental, precisamos passar bem longe deles. 


Vale lembrar que o nosso cérebro é que comanda praticamente todas as nossas funções vitais e, se ele não vai bem, todo o nosso corpo pode sofrer com as terríveis consequências. Em suma, o bem-estar físico depende exclusivamente do bem-estar mental. Corpo são e mente sã, certo? 


Doenças de ordem psicológica podem aparecer


É fato que se não tomarmos os devidos cuidados com nossa saúde mental distúrbios psicológicos podem aparecer, mais cedo ou mais tarde. Os principais são: depressão, ansiedade, vícios, compulsão e demais transtornos mentais que precisam ser tratados o mais rápido possível. 


Por isso, é sempre bom estar atento ao menor sinal de qualquer um desses distúrbios que foram citados. Se não tratados de maneira adequada, podem levar à demência, que é uma condição que compromete os pensamentos, julgamentos e até a capacidade de adaptação ao convívio social. 


Dicas para se ter uma boa saúde mental 


A seguir, listamos as principais dicas para que te ajudarão a manter uma boa saúde mental: 


Procure relaxar alguns minutos por dia 


Tire um tempo somente para você durante o seu dia. Seja no meio do expediente no trabalho ou até durante as tarefas de casa. Respire fundo e solte o ar lentamente, várias vezes. Priorize atitudes que aliviam o estresse. 


Cuide do sono e da alimentação 


Não podemos negar que uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada é uma das receitas para se ter mais saúde física e mental. Por isso, não leve suas preocupações para a cama e tenha uma dieta saudável. 


Seja positivo


Pensamentos negativos só atrapalham ainda mais o nosso dia e deixam nossas emoções à flor da pele.  Por isso, para se ter uma boa saúde mental, seja uma pessoa otimista e deixe o negativismo de lado. 


Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a física. Sua mente merece atenção especial.