Quer pensar melhor? Pratique exercícios aeróbicos

Resultados positivos foram observados tanto em jovens adultos quanto em pessoas de meia-idade


Vivemos em um mundo cada vez mais moderno em que precisamos ter saúde e disposição para enfrentar os desafios diários da vida profissional. Você saiba que se exercitar com frequência pode fazer você pensar melhor? Pode até parecer estranho, mas é verdade. Exercícios físicos melhoram todas as funções cognitivas de uma pessoa. 


Sempre nos empenhamos para que sua vida seja plena e produtiva, de todas as formas. Por isso, para aprimorar seus conhecimentos você vai saber por que praticar exercícios físicos com regularidade pode ajudar a você pensar melhor e mais rápido.


Praticar exercícios físicos melhora o raciocínio e o planejamento


Um estudo norte americano recente contou com a participação de 130 adultos com idades entre 20 e 67 anos, todos saudáveis e ativos fisicamente. O resultado apontou que o treinamento aeróbico constante melhora todos os processos cognitivos importantes para o raciocínio, planejamento e até resolução de problemas. 


Ainda de acordo com os pesquisadores, o efeito fica mais forte com o passar dos anos. Os participantes precisaram se exercitar 4 vezes por semana durante 1 hora cada vez e foram submetidos alguns exercícios físicos. Após 24 semanas, os resultados foram uma significativa melhora na função executiva, na velocidade de processar informações, na linguagem, na atenção e até na memória episódica. 


As funções executiva e de planejamento foram as mais afetadas


Ainda segundo o estudo, as funções executivas e de planejamento foram as mais afetadas com a prática de atividade física constante. A função executiva está relacionada a diversas atividades no dia a dia como o pagamento de contas que requer um certo planejamento, organização e adaptação na hora de mudar de uma atividade para outra. 


Além disso, foi vista uma grande diferença entre imagens do cérebro antes do estudo e após as 24 semanas. Houve um aumento significativo de massa cinzenta no córtex pré-frontal de todos os participantes. Esse aumento não tem relação direta com uma mudança nas funções cognitivas. 


Exercícios aeróbicos: corpo e mente saudáveis


Na verdade, atividades físicas constantes só trazem benefícios para a saúde em geral. Além de dar aquela turbinada no cérebro, melhorando diversas funções importantes, elas evitam uma série de doenças mentais como depressão e ansiedade, consideradas o mal do século. 

Sem mencionar os benefícios para o corpo com a redução da incidência de diversas doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e obesidade. Fazer atividades físicas regulares é a melhor opção que uma pessoa sensata pode fazer. 


Antes de praticar atividades físicas é prudente consultar um médico cardiologista para fazer um check-up clínico. Afinal de contas, é preciso saber antes como anda o seu estado de saúde, certo? 


Sempre pensamos no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos.