8 causas de pressão baixa em idosos

É comum nos preocuparmos com a pressão alta, porque sabemos que está relacionada a diversos problemas de saúde. Mas, a pressão baixa também merece atenção, principalmente em idosos, pois pode ser consequência de condições como hemorragia, desidratação, veias muito dilatadas, entre outros fatores. É importante conhecer os sinais da hipotensão e saber quando é hora de procurar ajuda médica.

A pressão baixa em idosos pode causar tontura, desmaio, visão embaçada, cansaço, náuseas e falta de concentração. Em casos mais graves, a pressão baixa ocasiona confusão mental, palidez e dificuldade de respiração – nessas situações, deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível.

O que pode causar pressão baixa em idoso?

1 - Problemas no coração: complicações relacionadas a batimentos muito fracos, problemas nas válvulas, infartos e falhas no coração;

2 - Problemas endócrinos: insuficiência adrenal (baixa produção de hormônios pelas glândulas adrenais), níveis baixos de açúcar e, em alguns casos, diabetes;

3 - Desidratação: quando o corpo perde muita água, a pressão normalmente cai. Nesse caso, o idoso também pode sentir náusea, tontura e cansaço;

4 - Infecções severas: quando uma infecção se espalha para todo o organismo, ela pode causar o choque séptico, que provoca uma diminuição da pressão arterial;

5 - Reações alérgicas: alguns alimentos, insetos ou medicamentos podem causar reações alérgicas fortes que também podem baixar a pressão em idosos;

6 - Falta de nutrientes: a falta de vitamina B12 e de ácido fólico reduz a produção de glóbulos vermelhos, causando anemia e pressão baixa;

7 - Hemorragias: perda de sangue e hemorragia interna por conta de trauma ou lesão;

8 - Veias dilatadas: quando veias aumentam, a pressão do sangue diminui.

Alguns medicamentos também podem causar a pressão baixa no idoso, como os diuréticos, os usados para tratar insuficiências cardíacas, alguns antidepressivos e aqueles usados para tratar disfunção erétil. Na dúvida, é importante consultar um médico.

Como tratar a pressão baixa em idosos?

O médico indicará a melhor opção de tratamento para a pressão baixa do idoso. Algumas alternativas são:

Beber bastante água - os líquidos ajudam o sangue a fluir melhor pelo organismo e evitam a desidratação;

Usar meias de compressão - alivia a dor nas pernas e reduz a quantidade de sangue acumulada nos membros inferiores;

Medicamentos - em alguns casos, podem ser utilizados para o tratamento da pressão baixa.