top of page

Afinal, o que é glúten?

Hoje muito se fala em GLÚTEN e nos problemas relacionados à ingestão dele. Mas, afinal, você sabe o que é  o glúten e por que ele pode ser um vilão na nossa alimentação?

O glúten nada mais é do que uma proteína formada por duas outras proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele é encontrado junto ao amido, em cereais como trigo, centeio, cevada, triticale e malte. Todos os alimentos derivados desses grãos, como farinha de trigo, cerveja e uísque, também possuem glúten em sua composição.  

O GLÚTEN possui diferentes finalidades na produção dos alimentos e, assim como a carne e alguns vegetais, também pode ser usado como fonte de proteínas para o corpo. Em alguns restaurantes vegetarianos, o caldo de glúten cozido é usado para dar mais gosto ao prato.  

Ele faz mal?

Para pessoas que não foram diagnosticadas com a doença celíaca, o glúten não apresenta riscos, pois não sofrem as reações químicas que danificam o intestino. O problema em consumir alimentos que possuem glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos. 

Alimentos ricos em glúten são, geralmente, bastante energéticos. Como a energia é armazenada no corpo em forma de gordura, o CONSUMO EXAGERADO desses alimentos pode levar ao AUMENTO DE PESO, OBESIDADE e posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas. Tudo o que a gente NÃO QUER. 

Já uma pessoa diagnosticada com doença celiaca não pode comer nenhum tipo de alimento que contenha glúten, pois o corpo acaba liberando substâncias como a citosina, que danifica e atrofia a parede do intestino delgado. E, se não houver um acompanhamento ou um controle da alimentação, essa doença pode levar à morte. 

O sintoma mais clássico dessa doença é a diarréia crônica, causada pela inflamação no intestino delgado, que passa a apresentar falhas na absorção dos nutrientes. Além disso, os celíacos podem apresentar déficit no crescimento, atraso menstrual, esterilidade, aftas recorrentes e dificuldades para tratar anemia, já que o intestino não consegue absorver o ferro.  

Não há cura para essa doença, mas PROCURAR UM ESPECIALISTA que indique uma dieta sem glúten é o melhor tratamento! 








bottom of page