top of page

Beterraba pode ser solução para os problemas da escassez de sangue

É comum ouvirmos muita gente dizer que não gosta de BETERRABA. Gosto de terra, sabor amargo e cheiro esquisito são apenas algumas das várias "qualidades" enumeradas por quem não é muito fã dessa raiz. Mas você já parou para pensar nos BENEFÍCIOS que a beterraba tem?




A Beterraba é um vegetal de baixo teor calórico. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela fornece antioxidantes e vários minerais, como o Ferro (embora em menor quantidade que outros alimentos), sódio, Potássio, Magnésio. A cor vermelha da Beterraba se dá em função da presença da betaína, que ajuda na saúde do coração. Além disso, a Beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão.

Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, estão investigando a possibilidade do uso de uma proteína encontrada no vegetal para substituir o sangue humano. Segundo pesquisadores, a hemoglobina vegetal presente na beterraba é similar à hemoglobina presente no sangue humano. O que eles querem agora é descobrir como modificar a proteína do legume, para que ela possa ser absorvida pelo tecido humano.

O sangue produzido a partir da proteína da beterraba poderia ser usado em trasnfusões de emergência ou em terapias para o tratamento do câncer e das doenças do sangue. Segundo o doutor Leif Bulow, professora de bioquímica aplicada da Universidade de Lund, a composição química da proteína da planta tem entre 50% e 60% de similaridade com a hemoglobina humana. A descoberta foi comemorada por renomados cientistas de diveros países e, se os resultados forem favoráveis, podem mudar os rumos da escassez de sangue no mundo.

 
 
 

Comentarios


ENDEREÇO
 
Rua Guimarães Peixoto
Nº 75​, Sala 1408
Empresarial One Way
Casa Amarela - Recife - PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à sexta de 8:00 ás 18:00
  • Instagram
  • Instagram
CONTATO
 
Telefone: (81) 3877-1243
WhatsApp (81) 98258-4727
E-mail: contato.leilagonzaga@gmail.com

Marque uma consulta com a Dra. Leila Gonzaga

© 2020 por Dra. Leila Gonzaga.

bottom of page