Beterraba pode ser solução para os problemas da escassez de sangue

É comum ouvirmos muita gente dizer que não gosta de BETERRABA. Gosto de terra, sabor amargo e cheiro esquisito são apenas algumas das várias "qualidades" enumeradas por quem não é muito fã dessa raiz. Mas você já parou para pensar nos BENEFÍCIOS que a beterraba tem?




A Beterraba é um vegetal de baixo teor calórico. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela fornece antioxidantes e vários minerais, como o Ferro (embora em menor quantidade que outros alimentos), sódio, Potássio, Magnésio. A cor vermelha da Beterraba se dá em função da presença da betaína, que ajuda na saúde do coração. Além disso, a Beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão.

Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, estão investigando a possibilidade do uso de uma proteína encontrada no vegetal para substituir o sangue humano. Segundo pesquisadores, a hemoglobina vegetal presente na beterraba é similar à hemoglobina presente no sangue humano. O que eles querem agora é descobrir como modificar a proteína do legume, para que ela possa ser absorvida pelo tecido humano.

O sangue produzido a partir da proteína da beterraba poderia ser usado em trasnfusões de emergência ou em terapias para o tratamento do câncer e das doenças do sangue. Segundo o doutor Leif Bulow, professora de bioquímica aplicada da Universidade de Lund, a composição química da proteína da planta tem entre 50% e 60% de similaridade com a hemoglobina humana. A descoberta foi comemorada por renomados cientistas de diveros países e, se os resultados forem favoráveis, podem mudar os rumos da escassez de sangue no mundo.