top of page

Candidíase

Também conhecida por Monoliase Vaginal, a candidíase vaginal é uma infecção ocasionada por fungo, o Cândida ou Monília, que causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, acompanhada geralmente de irritação no local.

Estudos mostram que alguns fatores são facilitadores dessa condição: – Antibióticos; – Gravidez; – Diabetes; – Outras infecções (por exemplo, pelo vírus HIV); – Deficiência imunológica; – Medicamentos como anticoncepcionais e corticoides; – Relação sexual desprotegida com parceiro contaminado; – Vestuário inadequado (roupas apertadas e biquínis molhados; lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal); – Duchas vaginais em excesso.


SINTOMAS


Corrimento esbranquiçado; – Coceira; – Escoriações na região vulvar; – Coloração vermelha na vagina. – Em casos extremos, a candidíase pode causar úlceras. Mais comumente causada pelo fungo Candida Albicans, a candidíase é uma doença que pode acometer qualquer parte do corpo humano, mas atinge mais frequentemente os órgãos genitais gerando grande incomodo como coceira, ardência ou dor ao urinar, vermelhidão, dor durante as relações sexuais e corrimento branco e espesso. Ela não é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível).


DIAGNÓSTICO


O método diagnóstico mais comum é o exame realizado em consultório ginecológico. O médico, com base nas queixas da paciente, no exame clínico, que identifica o tipo de corrimento característico que, combinado aos sintomas presentes e eventualmente após a realização de exames adicionais, caracteriza a enfermidade. O fungo causador da candidíase pode ser encontrado no exame de Papanicolau, no qual é feita a raspagem do canal vaginal e colo do útero para análise laboratorial. Encontrar o fungo no laudo não significa que a paciente tenha a candidíase. A bacterioscopia, exame em que a secreção vaginal é analisada em laboratório, também pode auxiliar no diagnóstico.


TRATAMENTOS


Devem-se evitar vestuários inadequados, sintéticos; – Não praticar duchas vaginais; – Não utilizar desodorantes íntimos; – Abstinência sexual durante o tratamento; – Utilizar camisinha.


COMO LIDAR COM ELA


Para evitar a candidíase recorrente, além do uso de medicamentos nos momentos de crise, é preciso seguir uma dieta pobre em açúcares e carboidratos, consumir em abundância alimentos ricos em vitamina A e D. Dormir bem e levar uma vida sem estresse também são atitudes fundamentais para se livrar dessa indesejada companheira. Lembre-se também que existem outras condições que podem provocar sintomas semelhantes aos da candidíase, somente um médico especialista poderá diagnosticar e decidir o melhor tratamento para cada caso.

bottom of page