top of page

Como anda a sua imunidade?

Um dos problemas que muito se fala nos dias atuais é a BAIXA IMUNIDADE. Especialmente se você é aquele tipo de pessoa que vive enfrentando resfriados, vez ou outra está com alguma inflamação ou é acometido (a) por doenças virais provavelmente vai concordar que é bem comum ouvir dizerem que você está com "baixa de imunidade", não é?


Mas você sabe, exatamente, o que significa estar com a imunidade baixa? 

Vários fatores contribuem para o enfraquecimento do sistema imunológico. Alguns deles são as doenças. ESTRESSE, DORMIR POUCO, ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA, OBESIDADE, tabagismo, drogas, sexo sem proteção e alcoolismo são apenas alguns fatores que causam a baixa imunidade. 

Infelizmente, não existe um exame específico capaz de detectar se o paciente está com a imunidade prejudicada. É mais fácil, portanto, perceber que o sistema imunológico está pedindo ajuda quando há repetições de várias complicações no organismo e que demoram a ir embora. Se a pessoa apresentar um mesmo problema - ou mais de um - diversas vezes, deve procurar um profissional. 

Ainda assim, não é tão simples a detecção, uma vez que repetir demais uma complicação não é certeza de uma queda na imunidade. Um indivíduo pode ter as unhas fracas durante meses, por exemplo, mas isso pode ser apenas consequência de má higiene ou falta de alguns nutrientes na alimentação. Por isso, vale ficar mais atento aos sintomas decorrentes de doenças que são mais comuns quando as defesas do organismo estão frágeis. 

DE OLHO NO QUE VOCÊ COME

Os hábitos contribuem para o fortalecimento da imunologia. A começar pela alimentação, que deve ser equilibrada e com a menor carga química possível. Exercícios físicos também são fundamentais e interagem diretamente com esse sistema de proteção. Mudanças no estilo de vida, e até maior atenção com a própria pele, podem ser medidas que previnem as “baixas” de um sistema desenhado para proteger a sua saúde.

Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico!


bottom of page