top of page

Dicas para ter um estilo de vida mais saudável

No dia a dia acabamos esquecendo como é bom manter um estilo de vida mais saudável. Então, entenda como você pode começar

Com a correria do cotidiano, ter um estilo de vida mais saudável pode ser uma escolha deixada para segundo plano. O excesso de trabalho e tarefas pode nos sobrecarregar. Por isso, manter o equilíbrio é fundamental.


Consuma alimentos saudáveis


A alimentação influencia na saúde do nosso corpo. O consumo de frutas, verduras, alimentos ricos em fibra e proteínas são fundamentais para ter mais disposição e seguir com um estilo de vida mais saudável.


Então, comece a estabelecer uma rotina e novos hábitos, como ir à feira, fazer sua própria comida, ingerir frutas e verduras, entre outros. Se, por acaso, você não tem tempo de cozinhar, procure comprar refeições prontas ou almoçar em lugares que tenha alimentos ricos em nutrientes.


Não troque uma refeição completa de almoço por um lanche qualquer. Saiba equilibrar as substâncias que consome para não ter deficiência em vitaminas e nutrientes.


Pratique atividades físicas


Aliado à alimentação, pratique atividades físicas. Descubra um esporte ou uma atividade que goste de praticar e comece. Assim, fica mais fácil manter esse momento em sua rotina.

Com o exercício físico, seu corpo irá liberar substâncias que proporcionam bem-estar e felicidade. Além disso, na hora de ir para a cama, seu corpo se sentirá mais disposto a dormir com facilidade.


Durma bem


Dormir é parte fundamental do seu dia. O corpo precisa de descanso para recompor suas energias. A mente também precisa que você durma para gravar as informações que foram passadas para você durante o dia.


Porém, é preciso cuidar o quanto você está dormindo. Isso porque, cada pessoa necessita dormir por uma certa quantia de horas para descansar bem e energizar a mente e o corpo.

Quando dormimos menos do que o necessário, levantamos cansados e as memórias não são gravadas da maneira correta. Por isso, estipule um horário para dormir e acordar.


Além disso, a partir de uma hora antes de ir dormir pare de mexer no celular e no computador, tome um banho quente e faça atividades relaxantes, como ler um livro. Você perceberá que seu sono terá uma qualidade melhor.


Aprenda a gostar de você


Pratique o autoconhecimento e trabalhe sua autoestima para ter uma vida melhor. A nossa perspectiva de mundo é influenciada pelos pensamentos que temos sobre nós mesmos.

Ao nos conhecermos melhor sabemos o que nos deixa bem ou não. Assim, fica mais fácil de tomar decisões que nos façam bem.


Relaxe


Procure relaxar para diminuir o estresse e a ansiedade que o dia a dia corrido proporciona. Para isso, comece a fazer meditação, yoga, escalda-pés ou sente no final do dia para ler um livro.


Reserve um tempo para você. Além das atividades que já sugerimos, você pode encontrar um hobby, como pintar, ver um seriado, desenhar, entre outros. O importante é relaxar e esquecer um pouco dos problemas e compromissos.


Todas as dicas são importantes, mas se você não consegue aplicar todas em prática agora, não tem problema. Comece por aquela que é mais simples para a sua rotina, depois vá inserindo as outras. O importante é iniciar e manter o hábito.

bottom of page