Conheça quais são os riscos para sua saúde quando você fica muito tempo sentado e como evitar.
Boa parte da população passa muito tempo sentado devido ao trabalho ou estudos. Mas mesmo que seja algo muitas vezes necessário, permanecer grande tempo sentado pode trazer consequências maléficas ao corpo. Por isso, é importante manter o corpo em movimento ao longo do dia.
Quais os riscos de ficar sentado para a saúde?
Mesmo que seja confortável e até agradável ficar sentado, especialmente na hora de trabalhar ou estudar, é importante dar alguns intervalos e movimentar o corpo, pois só assim é possível evitar diversos problemas, como:
Aumenta o risco de doenças crônicas
Pessoas que costumam permanecer horas sentadas todos os dias têm mais chances de desenvolver doenças crônicas, como pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e câncer. Isso porque começa a acumular gordura no organismo, facilitando o aparecimento dessa e outras patologias.
Aumento do peso corporal
Quando você passa horas do seu dia na mesma posição, sem movimentar o corpo, você apenas começa a acumular as calorias, açúcar e gordura dos alimentos. Com isso, você passa a ganhar peso, correndo risco de se tornar uma pessoa obesa.
Muitas pesquisas mostram que há relação entre o tempo do indivíduo sentado com o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo o cálculo feito para avaliar a gordura do corpo
Problemas com fertilidade masculina
Ficar muito tempo sentado pode reduzir a produção de esperma, fazendo com que o homem tem chances de reduzir sua fertilidade em até 30%.
Danos na coluna
A coluna é outra parte do corpo que sofre com esse hábito. Isso acontece porque o peso do corpo acaba sendo distribuído de forma errada, aumentando a pressão nos discos intervertebrais, provocando desvios e dores.
Em alguns casos podem surgir problemas mais graves, como hérnia de disco e lesões severas.
Causa envelhecimento das células
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia verificou o impacto do sedentarismo nos telômeros, que são estruturas que serve como marcadores da idade das células.
A análise mostrou que o hábito de permanecer parado causa o encurtamento dos telômeros, sendo mais visíveis e acelerado em mulheres que ficam mais tempo sentadas. Como resultado, a pesquisa mostrou que a alteração celular equivale a 8 anos de envelhecimento.
Prejudica a circulação
Ficar numa mesma posição na cadeira, sofá ou qualquer outro tipo de assento atrapalhar a circulação do sangue, prejudicando, também, o processo linfático do corpo. Assim, a pessoa pode apresentar sinais de inchaço nos membros inferiores, dores, dormência, varizes e outros problemas mais graves.
A saúde da pessoa sofre riscos graves quando fica muito tempo sentada. Por isso, se você tem esse costume, então comece a mudar sua atitude. Dê intervalos e movimente o corpo a cada hora, assim, você poderá preservar sua qualidade de vida.
コメント