top of page

Idade e perda de Peso


Após os 30 anos de idade, o corpo inicia um processo de declínio hormonal e isso ocorre tanto para as mulheres como para os homens. Na medicina ortomolecular, esse fenômeno é descrito como pausas - tireopausa, somatopausa, adrenopausa, eletropausa, melatopausa, menopausa, andropausa. Estas correspondem, respectivamente, à redução nos níveis dos hormônios da tireoide (T3 e T4), da secreção de GH- hormônio do crescimento, do cortisol, da pregnenolona, da melatonina, do estradiol, progesterona e testosterona e da testosterona (esta última acompanha e aumento do estradiol).


Os dois últimos fenômenos ocorrem mais tardiamente, já que a menopausa se dá após o período de fertilidade da mulher e os níveis de testosterona nos homens começam a ser reduzidos aos 35 anos. Outros eventos não hormonais também ocorrem com o envelhecimento como a gastropausa (alteração da absorção de nutrientes, diverticuloses, calculose vesicular), dermopausa (alterações do colágeno, que levam ao aparecimento de rugas e flacidez) e paratireopausa (redução da atividade das paratireoides que regulam o metabolismo do cálcio).


Bem, todos esses processos fazem parte do processo fisiológico do envelhecimento e têm influência no processo de perda de peso, podendo dificultá-lo. Pode parecer assustador, mas as consequências podem ser moduladas através de uma avaliação hormonal detalhada para suplementações quando necessário.


Sempre é bom passar informações para vocês!



bottom of page