top of page

O perigo das dietas de internet

Saiba porque as dietas mirabolantes da internet podem representar um perigo para quem quer perder peso


Com o verão dando o ar da graça em terras brasileiras, milhares de pessoas fazem de tudo para ficar com o corpo sarado em pouco tempo. O problema é que grande parte delas recorrem à internet em busca de uma solução rápida para perder peso, o que não é recomendado.


As dietas malucas da internet pouco resolvem e ainda podem provocar o temido efeito sanfona, além de deixar o corpo com carência de vitaminas. Conheça os perigos dessas dietas e saiba porque elas não devem ser seguidas.


Dietas da internet até emagrecem, mas não de forma saudável

As dietas mirabolantes da internet até emagrecem, pois existe uma drástica redução no consumo de certos alimentos que provocam o aumento de peso.


Mas em contrapartida, acontece o emagrecimento rápido e de forma abrupta, que não faz bem para o organismo. Vale frisar que o processo de perda de peso deve ser sempre gradativo. Perder 10 quilos em poucos dias não é saudável.


Provocam efeito sanfona

E é por causarem um rápido emagrecimento, que as dietas da internet devem ser evitadas. De nada adianta perder vários quilos em 5 dias, por exemplo, mas ganhar o dobro de peso se interromper a dieta.


Esse processo é chamado de efeito sanfona: se a pessoa parar com a dieta, na maioria das vezes, ganha o dobro do peso que perdeu. Essa é uma das principais desvantagens dessas dietas malucas.


A maioria não é prescrita por nutricionistas

Grande parte das dietas de internet são inventadas por pessoas que não têm nenhuma ligação com a área da saúde e não são confiáveis. Somente um nutricionista, depois de uma avaliação clínica do paciente, é quem pode prescrever uma dieta saudável baseada em suas necessidades nutricionais diárias e no seu estado de saúde.


Por isso, antes de aderir a uma nova dieta que você viu na internet, procure saber se a fonte é confiável.


Ausência de vitaminas e nutrientes importantes

As dietas de internet, com o passar do tempo, podem deixar seu organismo com uma deficiência de várias vitaminas, nutrientes e minerais necessários para o bom funcionamento dele. Isso é um grande risco para sua saúde.


Por isso, desconfie de dietas altamente restritivas de determinados alimentos, pois elas não são o que parecem e podem prejudicar sua saúde, além de não causarem o efeito esperado.


Acompanhamento nutricional é necessário

Para realmente emagrecer de forma saudável, é necessário fazer um acompanhamento nutricional para que todo processo transcorra da melhor forma.


O profissional da área da saúde, depois de prescrever uma dieta balanceada e exclusiva para você, vai acompanhar todo o seu progresso. Além disso, com um bom acompanhamento clínico, é possível saber se a perda de peso está acontecendo de forma gradativa e sem consequências negativas para o organismo.


Se você quer emagrecer com saúde, passe bem longe das dietas de internet.

bottom of page