O que é o exame de Bioimpedância e para que serve?


O método mais comum para verificar se uma pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso é o cálculo do IMC- índice de massa corpórea, calculado pela fórmula:

IMC= peso (em kg)/ altura em metros ao quadrado.

Um valor acima de 25 indica sobrepeso, enquanto um valor acima de 30 já indicaria Obesidade.

Porém, este cálculo não leva em consideração a composição corpórea e as proporções de massa adiposa (gordura) e massa magra (músculo, osso e água), o que pode levar a erros de interpretação.

Por exemplo, um indivíduo com alto índice de percentual de massa muscular, pode apresentar um IMC acima de 30 e ter um percentual de gordura excelente.

Por outro lado, uma pessoa adulta com IMC de 24 (considerado normal), pode ter um alto percentual de gordura e inclusive com acúmulo de gordura na região abdominal (gordura visceral), que gera maior risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, é importante analisar a composição corpórea.

O exame de bioimpedanciometria é um método rápido, acessível e que oferece vários dados importantes para o diagnóstico e tratamento do Sobrepeso e Obesidade.

Durante a evolução do tratamento é interessante analisar os resultados sequenciais da Bioimpedância a cada 4 meses para observar as mudanças da composição corpórea e se o paciente está perdendo peso e conseguindo manter ou até mesmo aumentar o seu percentual de massa muscular.

Saiba mais sobre o exame:

A  Bioimpedância é um método simples, não invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e capaz de estimar clinicamente a composição corporal. A Bioimpedância mede a composição corporal enviando um sinal seguro de baixa amplitude e alta frequência por todo o corpo. Este sinal circula livremente entre o líquido do tecido muscular mas depara-se com a resistência do tecido adiposo (gordura). Esta resistência permite a medição do percentual de gordura e massa magra e os resultados diferenciam em função do sexo, altura e peso da pessoa, calculando de maneira personalizada a composição corporal

Qual a finalidade do exame?


A avaliação da composição corporal por bioimpedanciometria fornece informações complexas e importantes para alinhar os objetivos do tratamento e para o planejamento da dieta de forma personalizada. O cálculo da taxa de consumo calórico diário ajuda a nutricionista a calcular o total de calorias da dieta, e estimar a evolução de perda de peso de acordo com as características de cada paciente.


Na Clínica Clee, você pode realizar o exame de bioimpedância tetrapolar, que analisa os seguintes parâmetros:


1-Aferição de peso

2- Gordura corporal total

3- Massa livre de gordura

4- Massa de músculo esquelético

5- Massa óssea

6- Percentual de água corporal

7- Nível de Gordura Visceral

8- Taxa metabólica basal

9 – Idade metabólica

10 – Análise segmentada de gordura e massa muscular


A Clínica Médica Clee tem um Programa Personalizado para Emagrecimento Saudável, que engloba consultas com Endocrinologista Particular, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Exame de Bioimpedância para Análise de Percentual de Gordura e Taxa de Consumo Calórico e Coaching.


Quer saber mais, entre em contato conosco! Temos uma equipe multidisciplinar para cuidar de você.

Fone: 81 - 3877-1243 / 81 - 98258-4727 (Whatsapp)



.