top of page

Sorrir melhora a qualidade de Vida

Veja os benéficos que um sorriso proporciona a curto e longo prazo para a vida.


Segundo o dicionário, a palavra RISO significa “ato, efeito ou modo de rir. Alegria, contentamento”. Mas o que poucas pessoas sabem é que esta prática aparentemente simples pode fazer muito bem à saúde.


Uma risada relaxa o corpo e a mente. Quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Diversas pesquisas ao redor do mundo chegaram a conclusões que o riso é um ótimo remédio e proporciona uma melhor qualidade de vida.


Benefícios do Riso

A risada é uma maneira de auxiliar na prevenção de doenças, trazer sensação de bem-estar e até mesmo auxiliar o organismo a realizar suas atividades diárias. Segundo especialistas, o riso manda uma mensagem para o cérebro produzir endorfina. Quanto mais intensa for a sensação, maior será a produção desse hormônio, que é conhecido por ser o da felicidade.

Diversas vantagens para o corpo podem ser encontradas no riso, como:


Ajuda a reduzir a ansiedade

Ao sorrir, aumentamos a produção de alguns hormônios, como a endorfina e a serotonina, conhecidos por serem alguns dos hormônios da felicidade. Com eles, amenizamos os sintomas de estresse e ansiedade no dia a dia.

Ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões.


Estimula a circulação sanguínea

O ato de sorrir relaxar, o que ajuda o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficiente. Facilitando o aumento do fluxo sanguíneo, bombeando nosso sangue com mais energia, baixando a pressão arterial e ajudando a prevenir ataques cardíacos e outros tipos de doenças do coração.


Tonifica os músculos faciais

Em uma risada, movimentamos a musculatura do nosso rosto, melhorando a elasticidade da nossa pele. Segundo estudos, quando damos uma boa risada, diversos músculos são ativados favorecendo a circulação sanguínea facial, fazendo com que a pele fique mais firme e prevenindo o surgimento de rugas.


Melhora o funcionamento do cérebro

Rir faz com que o pulmão inspire e expire o ar com mais rapidez, levando oxigênio para todo o corpo. Uma boa risada pode nos ajudar a desenvolver os pensamentos com mais clareza, além de nos proporcionar um processo criativo mais eficaz.


Sorrir melhora a qualidade de vida

Especialistas afirmam que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliam o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.


Sorrir também torna as coisas mais leves. Ao encaramos as adversidades do dia a dia com positividade e um sorriso no rosto, nossos dias se tornam mais fáceis e prazerosos, melhorando nossa qualidade de vida, além de nos ajudar com nossa autoestima e ajuda a ver tudo de uma maneira diferente e positiva, inclusive a nós mesmos.


Profissionais afirmam que rir chega a ser benéfico durante o tratamento de algumas doenças, pois altera o estado emocional, causando bem-estar nos pacientes. Muitos hospitais já estão utilizando a terapia do riso para melhorar o humor dos pacientes e reduzir as dores. Um dos grupos mais conhecidos atualmente são os palhaços participantes dos Doutores da Alegria. O grupo vai para o quarto de pacientes com o intuito de levar a alegria para os doentes que estão internados e suas famílias.


Além dos benéficos citados, rir ainda ajuda em queima de calorias, melhora a qualidade do sono e a autoestima.


Já vimos que os benéficos de uma boa risada são inúmeros, para isso é importante ter certos cuidados, tais como;

· Uma alimentação saudável,

· Procurar manter um estilo de vida saudável.

bottom of page