top of page

Poluição sonora: conheça os riscos à saúde

As dores de cabeça, perda auditiva, cansaço mental e estresse, são os principais riscos para a saúde de quem fica exposto à poluição sonora.


Quem vive ou trabalha nas grandes cidades é obrigado a conviver com um dos  maiores problemas ambientais da atualidade: a poluição sonora. Ela acontece quando o som altera a condição normal em um determinado ambiente, o que atrapalha e muito a nossa qualidade de vida em geral.


Visando oferecer mais bem-estar para você e sua família, vamos te mostrar quais são os principais riscos que a poluição sonora oferece para a saúde das pessoas e dar dicas para afastar esses riscos da sua vida. 


Mas o que é a poluição sonora?

Podemos dizer que a poluição sonora é todo barulho ou ruído que atrapalha a nossa comunicação. Ela é constituída por um alto número de vibrações acústicas e com uma amplitude elevada. Essa pressão sonora pode ser bastante prejudicial para os seres humanos e os animais. Conheça os principais riscos: 


Estresse

Pode até não parecer, mas ficar exposto à poluição sonora constantemente, pode te deixar estressado. Quando estamos expostos ao barulho por um longo período de tempo, o nosso corpo aumenta a produção de cortisol, que é o hormônio do stress. 


Dor de cabeça

A poluição sonora também podem causar dores de cabeça. O fato de permanecermos em algum local com barulho excessivo, por horas a fio, pode causar terríveis crises de enxaqueca.  


Insônia

Ultimamente você tem sofrido com insônia ou não consegue pegar no sono, mesmo estando cansado? A culpa pode ser da poluição sonora do dia a dia. O excesso de barulho constante nos ouvidos pode ser um prato cheio para distúrbios do sono.


Cansaço mental

A poluição sonora pode provocar uma sensação de cansaço mental para pessoas que ficam expostas a ela de forma constante. Muitas vezes, os danos provocados na mente pelo barulho excessivo diário, podem ser irreversíveis. 


Perda auditiva

Além de causar uma sensação de zumbido no ouvido, que incomoda bastante, estar exposto a barulhos altos também pode provocar perda auditiva, que pode ser temporária ou definitiva. Dessa forma, é melhor evitar ficar a poluição sonora, se quiser ter boa saúde auditiva. 


Dicas para afastar esses riscos da sua vida

  • Escute música em volume moderado, em especial, se estiver usando fones de ouvido; 

  • Use protetor auricular se trabalhar em locais com alta incidência de barulho; 

  • Não grite ou fale alto demais em locais fechados; 

  • Feche as janelas do carro quando o trânsito estiver barulhento; 

  • Evite ambiente fechados e com música extremamente alta. 


Agora que você conhece os riscos que a poluição sonora traz para a nossa saúde, que tal colocar nossas dicas em prática?


bottom of page