top of page

Saiba quais são os benefícios do consumo de água para a saúde

Hidratar-se com água é parte fundamental para a saúde do seu corpo.


Durante toda a vida podemos mudar de casa, de cidade e até de carreira, mas alguns hábitos precisam ser mantidos. Um deles é o consumo de água. Sem a água, não existimos, já que somos constituídos de mais de 50% de água.


Nos preocupamos com sua saúde e seu bem-estar. E para que você mantenha hábitos saudáveis, vamos falar sobre a importância e os benefícios do consumo de água.


Entenda a importância de manter seu corpo hidratado


Nosso corpo é composto em sua maioria por água, sendo 60% para homens e 50% a 55% para mulheres. Por isso, manter o corpo sempre hidratado é essencial para promover seu bom funcionamento.


A falta de água em nosso corpo pode promover a desidratação, processo que afeta de diferentes formas nossos órgãos, sistemas e até sensações.

São sintomas do baixo consumo de água:


Cansaço

Quando nosso corpo fica desidratado, algumas funções são reduzidas, provocando cansaço. Ele é persistente e costuma afetar tanto o físico como o mental, fazendo com que fique mais difícil de realizar atividades como trabalhar ou estudar.


Dor de cabeça

Ao consumir menos água do que o necessário, a temperatura corporal aumenta, fazendo com que os vasos sanguíneos e capilares se dilatem, podendo surgir a dor de cabeça.


Pele ressecada

A pele é outro órgão que é afetado por conta do baixo consumo de água. Ela pode ficar ressecada e, em casos mais graves, surgir eczemas, que são infecções comuns em adultos e crianças. Apesar de a causa do surgimento dos eczemas não ser somente a falta de hidratação, esse é um dos fatores.


Benefícios de se beber água


Controle da pressão sanguínea

O nosso sangue é composto por cerca de 65% de água. Sendo assim, ao beber a quantidade necessária de água a pressão sanguínea se mantém em equilíbrio. Porém, ao consumirmos pouca água o sangue começa a ficar mais denso, alterando a pressão sanguínea.


Melhora o funcionamento do intestino

A água tem importante função para o intestino. É ela quem lubrifica as paredes intestinais e auxilia na movimentação do bolo fecal. Assim, evita que ocorra constipação, que é a dificuldade de ir ao banheiro, e a formação de gases.


Protege contra pedra nos rins

Os rins são os órgãos do corpo responsáveis por filtrar o sangue e excretar nutrientes que não são mais necessários ao nosso organismo. Quando bebemos a quantidade suficiente de água por dia, o sangue se torna mais diluído e circula melhor.

Sendo assim, os rins funcionam da maneira correta, evitando que pedras ─ cálculos renais ─ se formem.


Transporte de nutrientes


A água também tem papel importante no transporte de nutrientes pelo corpo. Esse transporte acontece pelo sangue, que é composto por 55% de água para mulheres e 60% para homens. Quando o sangue está com menos água, ele fica mais denso, dificultando o transporte de nutrientes.


Cada adulto deve ingerir uma quantidade de água proporcional ao seu peso, na razão de 30 ml por kg. Um adulto de 80 Kg, por exemplo, deve consumir 2,4 litros por dia. para manter todas as funções do corpo funcionando de forma correta e não ficar desidratado. Esse consumo pode aumentar no verão, já que nesse período transpiramos mais.


O correto é ir ingerindo ao longo do dia a água e não tomar tudo de uma só vez. Assim, você mantém seus rins, sangue e outros órgãos em perfeito funcionamento. Para te ajudar a não esquecer da água, carregue consigo uma garrafinha para sempre ter como se hidratar.


bottom of page